Precisa de Ajuda?

Conte com a nossa ajuda para tirar suas dúvidas

logo-cbmdf-2
WhatsApp Image 2021-11-23 at 08.35.46
WhatsApp Image 2021-11-23 at 08.35.47
WhatsApp Image 2021-11-23 at 08.35.47(1)
WhatsApp Image 2021-11-23 at 08.35.47(2)
WhatsApp Image 2021-11-23 at 08.35.48
WhatsApp Image 2021-11-23 at 08.35.48(1)
WhatsApp Image 2021-11-23 at 08.35.48(2)
1 DESEG TODO
previous arrow
next arrow

Como funciona a Investigação de Incêndio?

A investigação de incêndio é acionada automaticamente pelo Centro de Comunicações do CBMDF, pelo Comandante do Socorro da ocorrência e/ou diretamente pelo interessado, conforme Instruções Normativas da DINVI, bastando ligar para o 193 ou 3901-3602 (telefone fixo e Whatsapp).

Qualquer cidadão pode solicitar uma investigação de incêndio.

Mais informações podem ser obtidas enviando mensagem no Whatsapp da comunicação da Investigação de Incêndio clicando aqui.

O serviço é prestado 24 horas por dia, todos os dias da semana. No entanto, incêndios no período noturno, pela baixa visibilidade, terão acionamento para perícia em casos específicos: como por exemplo, em incêndios com fatalidades, conforme Instruções Normativas e legislações internas da DINVI.

Solicitar Laudo

Qualquer cidadão ou instituição que demande um laudo de investigação de incêndio deve encaminhar um e-mail para dinvi.seinv@cbm.df.gov.br, informando:

– os dados pessoais;
– celular;
– e-mail;
– motivação e justificativa para ter acesso ao Laudo de Investigação de Incêndio.

O demandante deve anexar ao e-mail os seguintes documentos:

– documento de identificação pessoal (RG, CNH, CREA, CAU, OAB e/ou identidade funcional para profissionais liberais e prepostos de corporações);
– para imóveis: comprovante nominal de conta de água, comprovante nominal de conta de telefone, comprovante nominal de conta de energia, contrato nominal de aluguel, comprovante nominal de IPTU, escritura nominal, certidão de ônus do imóvel, entre outros;
– para veículos: comprovante nominal do IPVA, DUT ou CRLV nominal;
– para embarcações e aviões: documento nominal;
– para Áreas de Proteção Ambiental: ofício com motivação/justificativa;
– para condomínios, representações, sindicatos, associações, entre outros;
– procuração, ata de eleição de síndico ou documento equivalente que comprove a condição de preposto.

Os e-mail são verificados diariamente, sendo ainda verificada sua pertinência e documentação anexada.Após análise e aprovação da chefia da Seção de Investigação de Incêndio, uma cópia eletrônica do Laudo de Investigação de Incêndio é anexado e disponibilizado por e-mail ao demandante, via sistema eletrônico do CBMDF.

Caso haja a demanda de uma cópia impressa, o demandante, somente neste caso, deve apresentar o comprovante original de pagamento da taxa para ser anexado ao processo SEI de disponibilização, feita por depósito bancário no Banco de Brasília S/A (BRB), Agência: 100, Conta Corrente: 013.368-8, em nome do Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, conforme previsto na Lei n.º 4.076, de 28 de dezembro de 2007. Nesse caso, a SEINV deve anexar um comprovante de recebimento no processo SEI de disponibilização do Laudo de Investigação.

O serviço abaixo está normatizado pelo item XXIX – ADOÇÃO DE PROCEDIMENTOS – DISPONIBILIZAÇÃO EXTERNA DE LAUDOS do Boletim Geral 113, de 17 de junho de 2019.

Consultar estatísticas

A investigação de incêndio do CBMDF tem como objetivo estudar o sinistro de incêndio para preveni-lo. Uma forma de prevenir incêndio é conhecer tendências e padrões do: surgimento de incêndio, propagação de incêndios e forma da ocorrência de danos, ferimentos e óbitos decorrentes do sinistro de incêndio. Nesse contexto, a DINVI disponibiliza Relatórios Técnicos de Análise Pericial de Incêndios do DF.


Os Relatórios Técnicos de Análise Pericial de Incêndios no DF são divulgados a cada seis meses, contendo a análise pericial dos mais de 3.000 (três mil) incêndios anuais registrados no Sistema SGO-Fênix do CBMDF.


Algumas premissas e informações contidas nos relatórios:
– A análise pericial é realizada em 100% das ocorrências registradas no Sistema SGO- Fênix, bem como as ações de prevenção e conscientização do risco baseadas nos dados obtidos.
– O documento aborda os mais variados tipos de incêndio ocorridos e apresenta também a distribuição destes por região administrativa, dentre outras informações relevantes ao sistema de prevenção e combate a incêndio;
– Cada Relatório Técnico de Análise Pericial de Incêndios no DF é disponibilizado para publicação até o dia 30 do mês de junho do ano corrente (dados referentes ao 2° semestre do ano anterior) e até o dia 30 do mês de dezembro (ano vigente).


Em caso de dúvidas, disponibiliza o e-mail dinvi@cbm.df.gov.br para contato.

Relatório de Análise Pericial da Investigação de Incêndio (clique no texto abaixo para abrir os documentos):

Relatório Técnico Análise Pericial 1º semestre/2021
Relatório Técnico Análise Pericial 2º semestre/2020
Relatório Técnico Análise Pericial 1º semestre/2020
– Boletim dos fatores envolvidos nos incêndios e sinistros 2002 – 2007

Consultar estudos

A investigação de incêndio do CBMDF tem como objetivo estudar o sinistro de incêndio para preveni-lo. Com base nos achados de investigação de incêndio, são produzidos Estudos Técnicos, para auxiliar profissionais e entusiastas de Segurança Contra Incêndio e Pânico.


Os Estudos Técnicos são divulgados periodicamente de forma a expor perigos e ameaças relativos aos sinistros de incêndio. Além disso, a DINVI/DESEG também apresenta dicas e estratégias de prevenção ao sinistro de incêndio.


Algumas premissas e informações contidas nos Estudos Técnicos:


– Qual padrão ou tendência de incêndio levantada nas investigações de incêndio?
– Qual o perigo ou ameaça existente em um determinado padrão de princípio de incêndio?
– Quais equipamentos envolvidos?
– Quais ensaios ou experimentos que podem contribuir?
– Quais achados nos exames ou testes?
– Como prevenir a ameaça/perigo ou reduzir o impacto/vulnerabilidade?


Por fim, os estudos apresentam dicas de prevenção e resposta a incêndios.
Seguem abaixo os documentos.
Boa leitura!

Estudos Técnicos da Investigação de Incêndio (clique nos textos abaixo para abrir os documentos):

Estudo Técnico nº 01 2020 – O armazenamento de álcool em gel nos veículos e os riscos associados aos incêndios
– Estudo Técn
ico nº 02/2020 – A utilização de carregadores de celular veiculares e os riscos associados aos incêndios
– Estudo Técnico nº 01
2021 – Ensaio de Disjuntores em Regime de Sobrecarga CBMDF
– Estudo Técnico nº 02 2021 – Dispositivo Diferencial Residual CBMDF
– Estudo Técnico nº 03 2021 – Ensaio de Baterias de Lítio CBMDF

Como se prevenir de incêndio?

Segue abaixo exemplos de campanhas, flyers e infográficos de Segurança Contra Incêndio e Pânico produzidos com dados e informações decorrentes de investigação de incêndios, produzidas pela DINVI/CBMDF.

Clique em cima das figuras para baixar na extensão PDF.

info-1
info-2
info-4
info-5
info-6
info-3
info-7
previous arrow
next arrow

Acionar equipe 24 horas

Pelo telefone: (61) 3901-3602 (clique no número para enviar uma mensagem por WhatsApp).

Onde nos encontrar?

Sempre que necessário, para qualquer tipo de demanda, o atendimento presencial ao cidadão está disponível na Diretoria de Investigação de Incêndio, situada no SAIS Quadra 04 Lote 05, Asa Sul, Brasília-DF (clique aqui para verificar localização), ou ainda pelos telefones: (61)  3901-3602 e 3901-8577  e pelo e-mail: dinvi.seinv@cbm.df.gov.br.